Depoimentos


Depoimentos de alunos que cursaram a disciplina “Autoconfiança e Técnicas de Oratória” ministrada pelo Prof. Raul Franzolin Neto, nos cursos de pós-graduação de Mestrado e Doutorado na maior Universidade brasileira.


Acesse a página da disciplina no Facebook:

Vanessa Dionisio dos Reis – 2018

Agradeço ao professor e a todos da sala, eu adorei a matéria. Um dos pontos mais marcantes da disciplina para mim, foi descobrir se eu era visual, auditiva ou sinestésico. Hoje eu sei que o recurso visual é importante, mas não devo levar em conta apenas ele. Agradeço pela oportunidade de aprimorar a minha oratória e com certeza trabalharei para aperfeiçoá-la, utilizando as técnicas aprendidas.

Messy Hannear de Andrade Pantoja – 2018

A disciplina foi importante para melhorar a oratória. Pontos importantes como por exemplo a melhor maneira de falar, de se expressar e a forma de vencer o medo de falar em público foi interessante principalmente se o objetivo é fazer uma palestra ou apresentar a tese. Foi fundamental para que eu pudesse melhorar minhas falhas no momento da apresentação e  a minha segurança diante do público. Atendeu minhas expectativas e me surpreendeu principalmente na forma dinâmica que foi ministrada.

Mariana Gomes de Abreu – 2018

A aula foi muito útil para mim pois me passou ensinamentos de como interagir com o público, como se portar em uma apresentação, entre outras coisas que eu não conhecia e não imaginava que era necessário, como a movimentação do orador durante a sua apresentação. Gostei muito das oportunidades de me apresentar para o público, porque a oratória só melhora com a prática. Enfim, assistir a minha evolução e a evolução dos meus colegas foi muito inspirador.

Julia Barrionuevo Censoni – 2018

A disciplina de Técnicas de Oratória produz um ambiente amigável e descontraído para que as pessoas consigam desenvolver e treinar um pouco a oratória em diferentes situações, além de gerar uma reflexão sobre pontos importantes a serem considerados quando em frente ao público. Recomendaria para um colega com intenção de melhorar a oratória.

Elidiane Rusch – 2018

A disciplina foi muito útil tanto nas partes teóricas quanto práticas. A explanação de vídeos, atividades de autoconhecimento durante as aulas foram muito interessantes. As apresentações finais foram muito proveitosas, tanto na parte de avaliação (quando estávamos assistindo) quanto durante a apresentação. Parabéns, foram momentos muito importantes que com certeza serão lembrados durante apresentações futuras.

Mariana Llaque Cuadros – 2017, Peru

A disciplina foi muito útil para mim e me ajudou a perceber os erros cometidos quando uma pessoa fala. Aprendi novas técnicas para o uso na fala e para melhorar a atenção do público. Agora tenho mais confiança em mim e nas coisas que posso fazer. Eu acho que todos os pós graduandos deveriam fazer essa matéria para perder o medo que algumas vezes temos. Muito obrigado Professor.

Leriana Garcia Reis – 2017

O curso de oratória foi muito útil e já tenho sentido a diferença em outras matérias, onde tenho tentado ao máximo me observar enquanto apresento. Tenho conseguido controlar mais o nervosismo, assim como a aplicar outras técnicas. Agradeço ao Prof. Raul pela dedicação durante as aulas, ao passar todo o conteúdo necessário para que pudéssemos melhorar nossas técnicas de oratória e autoconfiança.

Daniel Santiago Rucinque Gonzalez – 2017, Colômbia

A disciplina atendeu minhas expectativas. O conteúdo, as atividades durante a aula e as apresentações, me permitiram não só entender mas também praticar todos os pontos discutidos nas aulas. Foi útil desde o ponto de vista pedagógico, permitindo desenvolver uma confiança, fala e uma apresentação como um todo para transmitir conhecimento para determinado público. Agradeço ao Prof. Raul pela transmissão de conhecimento.

Antonio Malvestitti Neto – 2017

Tenho gratidão por ter cursado a disciplina de técnicas de oratória; um curso que se ensina a ensinar. Durante as aulas teóricas os assuntos abordados e os exemplos citado muitas vezes condiziam com erros e acertos que eu cometi durante minha curta carreira acadêmica até agora.

Antes eu me apresentava e conversava com as pessoas normalmente sem me preocupar como o português e as formar de me expressar ou até com a vestimenta que estava usando.

O curso somou muito, e hoje apesar de ainda pecar em vários pontos, eu me preocupo em me corrigir para que passe ser comum o correto. Agradeço ao Prof. Raul e a todos os colegas que tornaram a aulas ainda mais interessantes e prazerosas.

Anna Carolina Mazeto Ercolin – 2017

A disciplina de oratória trouxe bastante contribuição para minha formação não apenas acadêmica como também pessoal e ofereceu ferramentas que facilitarão o meu desempenho em matéria de comunicação. As aulas superaram minhas expectativas porque, além de abordar aspectos técnicos, também estimularam a reflexão a respeito das relações interpessoais oferecendo, dessa forma, subsídios para uma modificação do meu comportamento em relação às pessoas à minha volta.

Vitor Hugo Guilger Gonzaga – 2016

A disciplina Autoconfiança e Técnicas de Oratória foi de enorme importância e utilidade para a melhoria em minha formação como aluno da pós-graduação. Já tinha ouvido comentários sobre a importância da disciplina e o quanto ela era prazerosa. Realmente a achei muito legal e didática, despertando o interesse em nosso progresso como mestrando e principalmente pontuando críticas construtivas sobre vícios de linguagem que não percebemos em nosso dia a dia.

Rafael Henrique Filomeno – 2016

De forma muito particular, a busca pelo curso de Oratória foi devido a uma necessidade de melhoria em alguns pontos importantes quanto a minha desenvoltura em apresentações. Sempre tive muita dificuldade em lidar com o nervosismo, ansiedade, tempo e principalmente com o público. A forma como o Prof. Raul Franzolin expôs o conteúdo, além de muito motivador, foi extremamente edificante, tendo em vista que a oratória tem um significado muito grande inclusive no relacionamento com as pessoas.

Tenho muito a agradecer. A todos os colegas de turma que fizeram com que as aulas de sexta fossem muito divertidas e proveitosas, e em especial ao professor Raul por ter me aceitado na disciplina, e por me fazer acreditar que é possível sim me tornar um bom orador, sempre tendo como foco a dedicação e a paixão pelo que se faz. Obrigado.

Pin It on Pinterest